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basquete perguntas e respostas

C

Condicionamento físico

Pergunta: QUAIS SÃO AS CAPACIDADES FISICAS MAIS IMPORTANTES DENTRO DESTA MODALIDADE? QUAIS DELAS É A MELHOR PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS? VIVIANE em 17 de agosto de 2007.

Resposta: FORÇA, FLEXIBILIDADE, EXPLOSÃO E VELOCIDADE.
COM AS CRIANÇAS, O FOCO DEVE SER A VELOCIDADE E A FLEXIBILIDADE.

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Condicionamento físico

Pergunta: Dependendo do ritmo de um jogo, o atleta apresenta maior canssaço no terceiro e quarto quarto, como em treinamento podemos corrigir isso? Se nos primeiros quartos de jogo isso nao aparece com frequencia? Vitor em 19 de junho de 2007.

Resposta: Apesar do basquete ser um esporte tido como anaeróbico, na verdade, é também aeróbico.
Verificamos uma sequência de numerosos esforços anaeróbicos no jogo, durante quase duas horas.
Devido a isto, podemos sugerir algumas causas do problema enfrentado em sua equipe.
1. Os treinos não são diários, impedindo a evolução da resistência aeróbica.
2. Não há substituições nos jogos, exigindo-se muito de determinados atletas.
3. O ritmo dos treinos não é compatível com o de jogos, acelerando o desgaste dos atletas no segundo tempo.
4. O trabalho de musculação não está bem dosado, podendo estar fraco ou forte demais, prejudicando o rendimento dos atletas.
5. A qualidade da alimentação antes de jogos podem reduzir drasticamente o rendimento dos atletas.

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Contra-Ataque - Transição

Pergunta: Estou participando de uma liga de basquete , minha equipe e a mais baixa da competiçao, na categoria infanto juvenil (ate 17 anos feminina), nao perdi um jogo ainda, mais eu queria melhorar a parte de transiçao de contra ataque e velocidade da equipe, e maracaçao pressao, como posso fazer? Carlos em 21 de abril de 2007.

Resposta: Não sei se já tem o conceito de "finisher" ou bandejeiro no time.
A idéia é marcar o armador adversário com o seu jogador mais rápido, o qual não terá responsabilidade com o rebote de defesa.
A sua função será chegar ao ataque antes do adversário sempre que a bola mudar de posse.
Os demais deverão passar a bola para este jogador para o maior número possível de cestas fáceis.
Faça 2 em 1 nos cantos da quadra assim que a bola passar da defesa para o ataque adversário.
Defenda o primeiro passe adversário, impedindo o contra-ataque.
Todos devem saber quem vai ao rebote de ataque e quem não vai deve manter o controle do balanço defensivo.
A marcação pressão tem como objetivo dificultar o passe. O roubo da bola deve ser no momento do passe, através da antecipação.
A defesa deve agir e não apenas reagir.

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Contra-Ataque

Pergunta: Em um contra ataque ocorre um bloqueio no caso eu paro com a corrreria seguro a bola,posso quicar e prosseguir o jogo normal ou devo passar a bola ou arremesar...Qual a forma certa? Lívio em 12 de fevereiro de 2007.

Resposta: Não deve haver correria no contra-ataque.
O contra-ataque deve ser treinado, pois é uma tática ofensiva coletiva.
Sempre que houver maioria no ataque, deve-se prosseguir para a cesta no contra-ataque, caso contrário arma-se o 5 contra 5.
Passar, driblar ou arremessar são opções que dependem do momento do jogo e das condições e posicionamento dos jogadores.
Se algo fugir do padrão treinado, procure fazer sempre o melhor para o time.
Não arremesse marcado, de longe e sem rebote.
Não drible sem um objetivo.
Não passe a bola olhando para o recebedor.

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Carreira de jogador

Pergunta: Gostaria de saber se aparecesse um menino de doze anos, considerado por muita gente um verdadeiro craque no basquete, esse menino poderia jogar entre adultos, participar de jogos oficiais, ser contratado por algum time e pela seleção, mesmo com a pouca idade ou não? (Sueli - 25 de dezembro de 2009)

Resposta: Qualquer profissão, mesmo a de jogador de basquete, deve começar na hora certa. Os craques podem ganhar muito dinheiro, mas precisam se dedicar muito aos treinos até que chegue a hora certa. Não adianta ter nascido com talento apenas. É preciso amadurecer na hora certa, física, técnica e psicologicamente, trabalhando com bons profissionais nas diversas categorias para atingir esta meta. A promessa já é um início, mas há um longo caminho pela frente. Ganhar dinheiro nesta idade não irá ajudar, muito pelo contrário. Sei que no nosso país isto não pode ser desprezado, mas não é o caminho dos vitoriosos como profissionais. Procure um clube para que ele comece a participar de campeonatos oficiais.

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Conceitos Ofensivos e Defensivos

Pergunta: Estou treinando uma equipe e tenho muitas dúvidas, pois estou há muito tempo parado. Gostaria de saber sobre o conceito de ataque que o auxiliar da seleção fala sempre. Estive assistindo uma palestra dele aqui na cidade só que não tive tempo de perguntar e, se possível, gostaria de aprender a marcar 3-2. Haveria uma chance de me ensinarem? (J. Teixeira – 12 de outubro de 2009)

Resposta: A maioria dos ataques de equipes brasileiras é baseada num armador, dois alas e dois pivôs. Por isso, os treinadores utilizam a marcação 3-2 para executar o que chamam de match-up, ou seja, onde há um atacante, há também um defensor, igualando o número de jogadores nos espaços estratégicos da quadra. Esta é uma marcação por zona, porém, ela confunde o adversário, fazendo-o pensar que está sendo marcado individualmente. As armadilhas ou 2x1 nas laterais são muito utilizadas nesta defesa. As ajudas e rotações defensivas são de crucial importância para qualquer marcação por zona. Veja em nosso livro, os Dez mandamentos do basquete Moderno, do prof. Waldir Boccardo, os cinco princípios do ataque contra zona. Se a sua marcação contemplar uma forma de neutralizar estes cinco princípios (Bob Knight), a sua defesa será um sucesso.

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Contra-ataque - Treinamento de velocidade e explosão

Pergunta: Qual o melhor treino para condicionamento físico, para armador com 1,78? E qual e o melhor treino para contra ataque rápido em velocidade e explosão? (Venâncio – 3 de outubro de 2009)

Resposta: As palavras chave para você são velocidade, explosão e controle do corpo e da bola. O controle do corpo te permitirá alterar direção, sentido, velocidade, parar e arrancar rápido. O controle de bola é fundamental para o armador não precisar se preocupar com ela, mesmo nas situações mais pressionadas, mantendo o controle das posições de seus companheiros. Com isso, não só criará oportunidades de assistência como também não as perderá. Treine velocidade 3 vezes na semana. Corrida de frente, de costas e deslizamento lateral com contagem de tempo, entre as laterais da quadra. Tente fazer ida e volta, duas vezes, em 10 segundos. Treine exercícios de pliometria com peso 3 vezes na semana, alternadamente. Veja como em nosso site, na parte de treinamento físico.

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Categorias de Base

Pergunta: Gostaria de saber as idades das categorias do basquetebol válidas para o ano de 2010. Estamos querendo montar equipes em minha cidade, mas faltam informações. Sandro, 6 de fevereiro de 2010.

Resposta: Segundo o regulamento do campeonato de base da FBERJ (Federação de Basketball do Estado do Rio de Janeiro) de 2010, as categorias são limitadas pelos anos de nascimento abaixo:
PRÉ-MIRIM - 1999 e 2000 (quem completa neste ano 10-11 anos);
MIRIM - 1997 e 1998 (quem completa neste ano 12-13 anos);
INFANTIL - 1995 e 1996 (quem completa neste ano 14-15 anos);
INFANTO-JUVENIL - 1993 e 1994 (quem completa neste ano 16-17 anos);
JUVENIL - 1991 e 1992 (quem completa neste ano 18-19 anos).
Existe também o torneio Sub-14, visando a seleção estadual da categoria.

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Características de defesas

Pergunta: Quais são as características das defesas: individual, por zona e pressionada? Karla, 4 de abril de 2010.

Resposta: Basicamente, existem três tipos de defesa coletiva no basquete:
1. Individual
2. Por Zona
3. Mista
A defesa individual visa o adversário e cada defensor tem a responsabilidade de marcar um determinado adversário. A defesa por zona visa determinadas áreas da quadra de defesa, sobre as quais cada marcador tem a responsabilidade. A defesa mista apresenta jogadores marcando por zona enquanto outros marcam individual. Os tipos de defesa por zona dizem respeito ao posicionamento de cada atleta ou conjunto de atletas em relação à cesta, contando do centro da quadra para a cesta. Por exemplo: na zona 3-2 temos 3 defensores na linha do lance livre, enquanto os outros dois permanecem mais próximos à cesta.
As defesas mistas podem ser:
a. triângulo (três jogadores marcando por zona em forma de triângulo) enquanto os outros dois marcam individual, no caso de excelentes arremessadores.
b. Box ou quadrado (quatro jogadores marcando por zona em forma de quadrado) enquanto o outro marca individual, no caso de um craque adversário.
Lembre-se de que o importante não é o tipo de defesa adotada, mas sim o "como" se executa a defesa.
A defesa pressionada é uma defesa muito arriscada contra uma equipe habilidosa. Ela pode ser individual ou por zona e o ponto de pegada pode ser quadra toda, 3/4 de quadra, 1/2 quadra ou na linha dos 3 pontos. Ela é utilizada para gerar contra ataques rápidos, mas também pode gerar cestas fáceis do adversário.
Este tipo de defesa deveria ser proibido nas categorias de base, pois não permite a uma equipe menos habilidosa jogar e aprender basquete. Além disso, é um péssimo espetáculo para o público que assiste.

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Códigos das defesas por zona

Pergunta: Poderiam explicar-me: 2-1-2, 3-2 e 2-3? Larissa, 9 de abril de 2010.

Resposta: No caso da defesa por zona, cada um dos 5 jogadores é responsável por uma área. Estas áreas são círculos de aproximadamente 3 metros de raio. Elas são denominadas por 2-3, por exemplo, pois existem 2 jogadores avançados e 3 jogadores numa linha imaginária paralela à linha de fundo e um pouco à frente da cesta. Na prática, não há diferença entre estas defesas por zona: 2-1-2, 3-2 e 2-3, pois tudo não passa da variação do posicionamento do marcador central (mais ou menos avançado em relação à cesta).

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Comportamento do atleta

Pergunta: Como os jogadores de basquete devem se comportar adequadamente dentro da quadra? Tamaya, 17 de abril de 2010.

Resposta: Como, na maior parte do tempo de jogo, o atleta fica sem a posse da bola, a equipe que souber tirar mais vantagem dessa realidade terá mais êxito do que aquela em que os jogadores só se "ligam" quando estão com a bola. O comportamento, tanto no ataque quanto na defesa, deve ser de entrega total à vitória do coletivo, da equipe, do time, e a palavra chave para isso é antecipação.

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Controle de bola

Pergunta: Eu queria saber o que eu tenho que fazer pra eu ter melhor drible? Qual treinamento tenho que fazer? Para um ala, o que é importante ter? O que vc passaria pra um ala com quase dois metros de envergadura e 1,85m de altura fazer? Tenho um bom arremesso, uma base de 28 acertos em 30, além de boa impulssão. Com base nessas informações, o que poderia ser trabalhado? Vinicius, 21 de abril de 2010.

Resposta: O controle de bola é o fundamento mais treinado pelos americanos, pois sem ele não se chega ao arremesso. Dependendo da defesa adversária, o rendimento do arremesso cai, o que só poderá ser superado com excelente controle de bola. O treino com duas bolas ao mesmo tempo é fundamental. Dribles baixos e rápidos, por entre as pernas, por trás do corpo, o crossover, as fintas de drible, etc. Há muita coisa em nosso canal no youtube que pode ajudar. Veja no menu de nossa página em links para basquete. Continue treinando arremesso e impulsão, mas faça-o em condições de jogo, como se tivesse um marcador grudado em você. Treine arremesso em movimento, ou seja, após drible com parada de um tempo e dois tempos. Vise sempre a cesta, seja agressivo e trabalhe o desequilíbrio do seu marcador, forçando a penetração pelo lado em que o pé dele estiver mais avançado. Proteja bem a bola para chamar a falta. Tente bater o máximo de lances livres por jogo.

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Contra-Ataque

Pergunta: O que é Contra-Ataque? Caroline, 29 de junho de 2010.

Resposta: O contra ataque é definido como um ataque rápido, no qual há maioria de atacantes contra defensores nas proximidades da cesta. Por exemplo: 1x0, 2x1, 2x0, 3x2, 3x1, etc. Para que o contra ataque ocorra, será necessário que a equipe defensora assuma a posse de bola e avance com o máximo de rapidez, de forma organizada, para o ataque, criando a superioridade numérica. Pode haver contra ataque após cesta adversária, desde que o defensor mais adiantado esteja em vantagem com relação ao seu marcador e aquele que bate o fundo bola faça um passe longo perfeito. Por isso, nunca se deve dar a saída de bola atrás da tabela, mas sim, em uma das laterais da mesma. O contra ataque é produzido com maior frequência por equipes que defendem bem, forçam e interceptam passes mal executados da equipe adversária. Há treinadores que, mesmo que sua equipe tenha perfeitas condições de executar contra ataques, preferem jogar o 5x5 sempre. No final de jogo, se a sua equipe está em vantagem no marcador, aconselha-se a gastar os 24 segundos e evitar o contra ataqu.

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Defesa combinada

Pergunta: O que é uma defesa combinada? Ederson, 19 de setembro de 2010.

Resposta: Defesa combinada ou mista é aquela que se utiliza tanto da marcação por zona quanto da marcação individual, como, por exemplo: triângulo (3 marcam zona e dois individual) e quadrado ou Box (4 marcam zona e 1 marca individual).

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Contra-ataques Primário e Secundário

Pergunta: Olá...estou me graduando no ensino superior e preciso de ajuda no meu trabalho de basquete. Gostaria de saber o que é contra-ataque direto e indireto. Jéssica, 06 de maio de 2011.

Resposta: Existem os contra-ataques primário e secundário. O primário é aquele em que há um ou dois passes até a cesta. Os jogadores mais lentos e altos não participam dele na quadra de ataque. Caso o contra-ataque primário não seja convertido, inicia-se o secundário com a chegada dos pivôs, em seqüência. O secundário é aquele em que o os pivôs fazem papel de trailers (1 e 2), seguindo o contra-ataque primário que não é convertido. Assim que cada um chega ao garrafão adversário, com a defesa ainda desorganizada, um deles recebe a bola de uma das laterais e parte para a bandeja ou enterrada.

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Controle do Corpo

Pergunta: Sou estudante de educaçao fisica, pesquisando algo sobre manejo de corpo e gostaria de saber se vcs poderiam me informar algumas atividades para o ensino fundamental relacionada a manejo de corpo. Elton, 31 de outubro de 2011.

Resposta: Seguem alguns exercícios de manejo do Corpo sem bola ou controle do corpo:
. Posição básica (stance):
- joelhos flexionados e cabeça erguida
- pés na linha dos ombros
- mãos espalmadas na altura do peito
- calcanhar não toca o piso
. Paradas de 1 e 2 tempos seguidas de explosão
. Corrida com salto com uma perna e elevação do braço oposto a cada duas passadas
. Deslizamento frente (esgrima), costas e lateral (nunca cruzar os pés) e joelho da frente na direção do movimento
. Fintas de corpo (jab step agressivo na direção da cesta), jogo de cintura
. Corte em "V" e em "L"
. Giro de Pivô - giro 90º e 180º
. Correr em ziguezague com crossover (um pé passa sobre o outro) e reversão
. Mudança de velocidade, direção (crossover ou reversão) e sentido (giro de pivô)

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