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taticas do basquete defesa ataque

Tipos de Defesa

Zona 2-1-2 (clique para ver o filme)
Ponto de pegada 1/4 de quadra.
Cada jogador é responsável por uma área.
Cada área (zona) tem dois metros de raio.
Uma área penetra na outra, formando uma única área fechada.
O companheiro que marca o adversário com a bola deve ser ajudado sempre.
Aquele que ajuda não deve se descuidar da área respectiva.
A movimentação defensiva acompanha o posicionamento da bola em relação à cesta.

Zona 1-3-1 (clique para ver o filme)

Individual (clique para ver o filme)

Match-up (clique para ver o filme)
Mostramos o princípio do box, no qual cada jogador de defesa deve ficar pelo menos a dois saltos do retângulo (área verde) formado entre a bola, a linha lateral e a linha de fundo.

Pressão (clique para ver o filme)

Combinada Box (clique para ver o filme)
Quatro marcam zona e um marca individual.
Usada contra times com exímios.
armadores ou pontuadores.

Combinada Triângulo (clique para ver o filme)
Três marcam Zona.
Dois marcam H x H.

Tipos de Ataque

Triple Post Offense (Ataque em Triângulo Lateral - Tex Winter)

clinica sobre ataque em triângulo lateral (Triple Post Offense)
Versão para impressão

High-Low (clique para ver o filme)

Flex (clique para ver o filme)
Movimentação contínua.
Jogo de Força.

4 Cantos (clique para ver o filme)
Para ser usado no minuto final de jogos com vantagem no placar

1-4 (clique para ver o filme)

“Kaos” (clique para ver o filme)
Supondo-se que em cada uma das nove áreas desenhadas na quadra de ataque possa haver apenas um jogador num determinado momento, chegamos a 15.120 combinações de posições possíveis.
Concluímos que impor ao time um sistema rígido de jogadas ensaiadas acaba por limitar o seu potencial de jogo.

Contra-Ataque

Primário 2x1 (clique para ver o filme)

Primário 3x2 (clique para ver o filme)

Primário 3x1 (clique para ver o filme)

Contra-Ataque Secundário (clique para ver o filme)
Para ser usado quando o primário não funciona.

Situações Especiais

Bola ao Alto
(clique para ver o filme)

Fundo bola no ataque (clique para ver o filme)

Fundo bola contra pressão (clique para ver o filme)

Lance livre contra (clique para ver o filme)

Lateral no tempo (clique para ver o filme)
Para os segundos finais do jogo.

Plano de jogo

Pedidos de tempo - trocar defesa, compreender o placar de 4-0, organizar o ataque e o contra-ataque. Substituições - ter um sexto homem, criar oportunidades de mismatch de altura, velocidade ou força. Vencer!

Princípios da Defesa Coletiva

Valorização da posse de bola
Equilíbrio defensivo no ataque
Pressão na bola sempre
Aproveitar oportunidades para fazer 2x1
Dificulte o passe sempre no passador e nos recebedores
Corte das linhas de passe
Visão periférica
Nunca deixar de ver a bola
Triângulo defensivo bola-atacante-marcador
Obrigue o adversário a driblar e a parar de driblar
Evite bloqueios e comunique-se
Rotação defensiva para ajuda
Ajuda e recupera
Defenda com 5 contra 3 do ataque adversário
Bloqueio de rebote
Timing no rebote
Posse de Bola
Negue o meio do garrafão ao adversário
Aproveite oportunidades para fazer 3x1

Os 7 Mandamentos do Ataque Eficaz

Tex Winter ( NBA LALakers Coach )
1. Deve penetrar a defesa 
a. Cria bom % de Arremessos. Define o carro chefe para cada jogador. 
b. Explora o jogo dentro do garrafão. Joga para os 3 pontos. 
c. Supera todas as defesas desde pressão quadra-toda até dois em um. 
2. As habilidades devem ser treinadas no ritmo de contra-ataque de uma tabela à outra. A transição começa na defesa.
3. Mantém espaçamento entre 4m e 5m, abrindo espaços na quadra.
4. Define movimentos de jogador e da bola com uma finalidade.
5. Cria fortes posições de rebote e bom balanço defensivo para todos os arremessos. 
6. Dá ao jogador com a bola a oportunidade de passar para quaisquer companheiros.  O ataque deve ter a capacidade de reagir a qualquer ação iniciada pela defesa. 
7. Utiliza as habilidades individuais dos jogadores em cada cenário de jogo.

Estatísticas Individuais e Coletivas

AST - assistência
BLK - bloqueio - toco
BP - Perda da posse de bola
CHG - Falta de ataque 
DNK - enterrada
FB - Contra-Ataque
FGA - Cestas de dois pontos total
FGM - Cestas de dois pontos convertidas
FTA - Cestas de lance-livre total
FTM - Cestas de lance-livre convertidas
LBR - Recuperação de posse de bola no piso da quadra
MIN - Tempo total de jogo de um jogador
PF - Falta pessoal
RBD - Rebote defensivo
RBO - Rebote de ataque
STL - Roubo da posse de bola
TF - Falta técnica
TO -  Perda da posse de bola devido à defesa
TPA - Cestas de três pontos total
TPM - Cestas de três pontos convertidas
VL - 3 segundos no garrafão
Posses de Bola Total = FGA + TPA + FTA/2 + TO – RBO
Eficiência de Ataque = Total Pontos / Posses de Bola Total
Índice de Perdas de Bola = Perdas de Bola / Posses de Bola Total

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